Guitarristas

da619-jimi_hendrix

Mr. Jimi Hendrix

Temos aqui Guitarristas que influenciaram a musicalidade da Andaluzaprojeto quando foi pensado: “are you experienced”.

Vale frisar que antes da Música (Brasileira) descobrir a Guitarra, Jimi Hendrix já expressava com ela a livre imaginação, pintando timbragens de nova cognição musical, tornando este instrumento um simbolo que até hoje ainda reflete o encontro entre “música & tecnologia”, um enlace iniciado entre os anos 60 e 70. Surgia como impulso no sentido do futuro, sem volta e a vera.

O Guitarrista tocava rompendo eras de magia fixada. Soube colocar a alma humana a serviço do novo tipo de músico: o cronista da ralidade e trovador da eletrônica.

A Guitarra, tornou-se ali, o instrumento que podia ser utilizado como ferramento de inserção no mundo de timbragens e harmônicos, intensificados por simuladores e amplificadores ligados em série. Algo como uma nova sonoridade para uma Música como “Message To The Universe (message of love)“.

Descobri a Arte e Ciência da Música, na imagem do guitarrista, arqueado pelo instrumento, mas dominando a tensão das cordas, o peso do arco e utilizando até mesmo ruídos para expressar a vivencia cultural daquela momento. Tocava enredos de pensamentos em pura sincronia com o sentimento de estar vivo. O som produzido na relação entre instrumento e periféricos era algo novo. Eletricidade, amplificação, distorção e vários outros efeitos eram gerados por meio da soma de fatores e combinações. Esse “arqueiro dos timbres” trouxe uma nova lógica para tocar, compor, arranjar, interpretar. Com esse tipo de “GUITARRISTA” se deu uma nova relação entre “Música & Tecnologia”.

A imagem do “arqueiro dos timbres” traduz um tipo de instrumentista que usava de intuição, e inspiração, fundamentado no híbrido entre “controle de saturação e a Física do som” para fazer vibrar não só tons e semitons, mas “arte sonora processada”. Hendrix vivia algo contrário a música que tocava. Ainda melhor, soube viver entre culturas de imposição, e soube como criar seu próprio caminho musical.

Sergio Dias

Mr. Sergio Dias

Com Sergio Dias vi essa sofisticação com tom brasileirinho, nada ingenuo e por demais conectado ao que havia de mais novo no mundo. Em Hendrix percebi que antes de negar o estabelecido ele tratou de criar um novo diálogo musical. Essa foi à resposta dele a imposição de ditames estéticos, presos a moral da guerra fria e do Vietnam. Liberdade criativa vivenciada pelo indivíduo, como descoberta pessoal. Hendrix tornou-se a expressão da livre alma do tipo Trovador que usou da tecnologia e eletrônica para criar sua música. Nosso brasuca Sergio Dias abriu o caminho para esse tipo de guitarrista entre nós (os Anjos do Sul).

De modo sutil Hendrix inseriu a Guitarra como um instrumento capaz de falar ao homem o significado de viver no século XX, algo ainda claro entre nós neste inicio do século XXI.

Enquanto músico tornou-se uma das mais representativas referencia de novos parâmetros, do que agora sabemos ter sido uma grande mudança. Veja Voodoo Child, musica e interpretação de Hendrix.

Stevie Ray Vaughan

Mr. Stevie Ray Vaughan

Com Stevie Ray Vaughan percebo o quanto a arte de Hendrix foi incisiva, veja Voodoo Child interpretada por Setevie. Ele cumpriu a função do trovador tecnológico trazendo timbragens do novo século, em um mundo fadado a guerra. Para Hendrix só a Arte poderia salvar o mundo a politica mostrava o quanto era ineficiente. Com ele a Guitarra, e o que se passou a reconhecer como nova Música, não podiam mais se fechar em padrões ou ditames dos magnatas do poder. Veja essa feliz encontro Stevie Wonder, Stevie Ray Vaughan, Jody Watley, Salt ‘n’ Pepa and Brown Mark.

Hoje, nesse agora de 2014, vivemos sob o signo da doma mercadológica, as pessoas são levadas a consumir sem analisar, são seduzidas pelo som em formatos acessíveis, já não sabem o que é Música, não conseguem compreender o tipo “Herói da Guitarra”.  Com isso o instrumento vem perdendo sua força como simbolo emblemático de atitude, e poucos percebem isso atualmente! Entre nós, em grande parte, o conceito Guitarrista (arqueiro dos timbres) cada vez mais é substituído pelo tipo cordeirinho, desconhecem o pode deste instrumento.

A guitarra foi o instrumento que agregou gerações, ela tornou-se simbolo da busca pela liberdade. Era uma resposta aos que usam da grana para celebrar a vitória da legião do mau gosto, ou dos barões do capitalismo consumista.

Robert-Johnson

Mr. Robert Johnson

A Guitarra poderá novamente ser usada como meio para alertar as pessoas. Os sultões de burgos caducos, com velhas práticas desmedidas dos clãs dominadores, responsáveis pela atual catastrófica destruição que o planeta e a humanidade enfrentam, pagam para que nada disso seja pensado, falado ou demonstrado. Pelo contrário produzem cada vez mais cordeiros alimentados com carne e leões criados com mel.

Creio que ao longo de décadas vários guitarristas colaboraram para ampliar a percepção do mundo entre seus adeptos. Ouço guitarristas, heróis da guitarra, há 37 anos. Aprendi a ouvir guitarristas com um guitarrista. Uma velha escola, iniciada com o Robert Johnson. Ouça esse musico seminal para todo guitarrista full album.

Os Guitarristas aqui citados foram dispostos de modo pessoal, por meio do reconhecimento de tais profissionais na soma de influencias representativas do modo que toco e componho. Há muitos outros importantes Guitarristas nessa relação: BB King, Eric Clapton, Keith Richards, Jeff Beck,  Chuck Berry, Eddie Van Halen, Pete Townshend, Frank Zappa, Randy Rhoads,  Johnny Winter, Buddy Guy, John Lee Hooker. Soam como o que gostaria de tocar.